Arquiteturas de redes e SI

27028.41946-redesConceitualmente o termo genérico “rede” define um conjunto de entidades (objetos, pessoas, etc.) interligados uns aos outros. Uma rede permite assim circular elementos materiais ou imateriais entre cada uma destas entidades, de acordo com regras bem definidas.

Uma Rede de Computadores é: Um conjunto de dois ou mais dispositivos (também chamados de nós) que usam um conjunto de regras (protocolo) em comum para compartilhar recursos (hardware, troca de mensagens) entre si, através de uma determinada conexão, podendo ser: por fio de cobre, fibra ótica, ondas de rádio e também via satélite.

Principais tipos de redes

  • LAN – Rede Local As chamadas Local Area Networks, ou Redes Locais, interligam computadores presentes dentro de um mesmo espaço físico. Isso pode acontecer dentro de uma empresa, de uma escola ou dentro da sua própria casa, sendo possível a troca de informações e recursos entre os dispositivos participantes.
  • MAN – Rede Metropolitana Imaginemos, por exemplo, que uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade e deseja que os computadores permaneçam interligados. Para isso existe a Metropolitan Area Network, ou Rede Metropolitana, que conecta diversas Redes Locais dentro de algumas dezenas de quilômetros.
  •  WAN – Rede de Longa Distância A Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância, vai um pouco além da MAN e consegue abranger uma área maior, como um país ou até mesmo um continente.
  •  WLAN – Rede Local Sem Fio Para quem quer acabar com os cabos, a WLAN, ou Rede Local Sem Fio, pode ser uma opção. Esse tipo de rede conecta-se à internet e é bastante usado tanto em ambientes residenciais quanto em empresas e em lugares públicos.
  •  WMAN – Rede Metropolitana Sem Fio Esta é a versão sem fio da MAN, com um alcance de dezenas de quilômetros, sendo possível conectar redes de escritórios de uma mesma empresa ou de campus de universidades.
  •  WWAN – Rede de Longa Distância Sem Fio Com um alcance ainda maior, a WWAN, ou Rede de Longa Distância Sem Fio, alcança diversas partes do mundo. Justamente por isso, a WWAN está mais sujeita a ruídos.
  •  SAN – Rede de Área de Armazenamento As SANs, ou Redes de Área de Armazenamento, são utilizadas para fazer a comunicação de um servidor e outros computadores, ficando restritas a isso.
  • PAN – Rede de Área Pessoal As redes do tipo PAN, ou Redes de Área Pessoal, são usadas para que dispositivos se comuniquem dentro de uma distância bastante limitada. Um exemplo disso são as redes Bluetooth e UWB.

Aplicações de redes e SI

Através do compartilhamento de recursos, é possível tornar todos os programas, equipamentos e dados ao alcance de todas as pessoas na rede, independentemente da localização física do recurso e do usuário, desta forma Os SIs e as redes trabalham em conjunto viabilizando tarefas e demandas de empresas independentemente de seus portes.
Abaixo alguns exemplos dessas aplicações.
  • ­Meio de comunicação: ­ Correio eletrônico (E­mail);
  • Trabalho em equipe: ­ Videoconferência;
  • ­Realizar negócios eletronicamente: Pedidos em tempo real;
  • ­Comércio eletrônico (e­commerce). 

Referências

Deixe um comentário