O que é Sistemas da Informação?

Sistemas da Informação é a expressão utilizada para descrever um conjunto organizado de elementos, seja ele composto por pessoas, dados ou materiais em geral, seus elementos podem ser automatizado (que pode ser denominado como Sistema Informacional computadorizado), ou manuais, que abrange pessoas, máquinas e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e dissemina dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.

Os sistemas de informações podem ser classificados a princípios com formais ou informais. Os sistemas de informação formais incluem processo pré-definidos, entrada e saídas padronizadas e definições fixas. Quantos as informais, estes assumem diversas formas, que vão desde uma rede de comunicação informal em uma empresa, até um grupo de amigos que troca correspondência eletronicamente.

Os principais tipos sistemas de informação nas empresas são:

  • Sistema de processamento de transações (SPT): tem a função de realizar e registrar as transações e informações necessárias para funcionamento da organização.
  • Sistemas de informações gerenciais (SIG): desenvolve relatórios sobre o desempenho atual da organização, permitindo monitorar e controlar a empresa e até mesmo prevê seu desempenho futuro.
  • Sistema de apoio à decisão (SAD): sistema que foca em problemas únicos alterando-se com rapidez e que não possui procedimentos de resoluções pré-definidos. Esse sistema utiliza informações obtidas pelo SPT e SIG e também informações externas que auxiliaram na análise e na resolução do problema.
  • Sistema de apoio ao executivo (SAE – SIE em inglês): auxilia a gerência com a apresentação de gráficos e dados de diversas fontes através de uma interface de fácil manuseio. Estes sistemas são projetados para incorporar dados sobre eventos externos, como novas leis ou novos concorrentes, utilizando também informações do SIG e do SAD internos. Filtram, condensam dados críticos, mostrando apenas os mais importantes para gerência.

Podemos classificar algumas vantagens dos sistemas de informações:

  • Otimização do fluxo de informação permitindo maior agilidade e organização;
  • Redução de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade;
  • Maior integridade e veracidade da informação;
  • Maior estabilidade;
  • Maior segurança de acesso à informação.
Informações de boa qualidade são essenciais para uma boa tomada de decisão. Um Sistema de Informação não precisa ter essencialmente computadores envolvidos, basta ter várias partes trabalhando entre si para gerar informações. Ele pode ser tanto manual quanto baseado em TI, ou uma mescla dos dois. Acontece que um Sistema de Informação grande dificilmente sobrevive atualmente sem estar informatizado, o que por si só não elimina o fator humano no processo.
É a interação dos componentes da TI com o componente humano que faz com que um Sistema de Informação tenha funcionalidade e utilidade para a organização.
Como desvantagem vale ressaltar apenas o custo, que de acordo com o porte da empresa pode ser bem relevante, porém, como citado as vantagens são enormemente compensadoras a médio e longo prazo, adotar um SI na atualidade tornou-se uma obrigatoriedade entre as empresas que almejam crescimento e competitividade no mercado.

Referências

Deixe um comentário