Gerenciamento de dados: Banco de Dados, SGBD e Data Warehouse

banco-de-dados
Gerenciamento de Dados

     O Banco de Dados é onde ficam armazenados todas as informações em que uma organização trabalha em cima. Pode ser definido como uma coleção de dados inter-relacionados que coexistem afim de gerir uma informação. Como por exemplo: os funcionários de uma empresa, eles formam um elemento do Banco de Dados e suas características (nome, idade, salário, etc) compõem esse elemento.

      Para manusear essas informações, o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBDs) entra em cena. Em uma definição genérica, ele é responsável pela inserção, alteração e exclusão desses dados através de um sistema de software. Mais especificamente, eles são capazes de controlar a redundância de dados (organizando); compartilhamento de dados; segurança, flexibilidade e padronização; backups e recuperação à falhas. Sendo os mais usados o MySQL (livre) e Oracle (pago).

     Com o intuito de registrar essas atividades no SGBD o Data Warehouse foi criado. Ele armazena essas atividades de forma consolidada, assim, permite uma análise de eventos passados, oferecendo um suporte a tomada de decisões futuras por possuir essa capacidade de simplificar grandes massas de dados, consequentemente, o Data Warehouse é um dos principais sistemas de informações gerenciais. Ao contrário dos dados em um Banco de Dados, os registros em uma Data Warehouse não mudam, sempre permanecendo constantes. Para acessar o Data Warehouse, usa-se os Data Marts, que por sua vez acessam pontos específicos do DW para auxiliar no suporte à tomada de decisão em uma determinada linha de negócio. As ferramentas mais usadas para exploração dos DW são a OLTP (On-line Transaction Processing) e a OLAP (On-line Analytical Processing) que serão mais exploradas em outro post.


Referências

Deixe um comentário