Sistemas de E-Business: Computer-Integrated Manufacturing (CIM)

A evolução da produção tem se apoiado em novas tecnologias, na automação e nos sistemas de informação. Aliando-se estas ferramentas, elas podem ajudar no desenvolvimento de novos produtos, no aumento da qualidade e produtividade, na diminuição dos custos e nos prazos de entrega, resultando em um melhor desempenho operacional das organizações. Esse é objetivo do CIM (Computer Integrated Manufacturing), integrar, por meio de ferramentas computacionais, todos os setores industriais. Devido à evolução dos sistemas de automação, tornou-se possível conectar todas as linhas de produção por meio de controladores lógicos digitais, sistemas de aquisição de dados e redes industriais.

Em termos gerais, CIM é o monitoramento baseado em computador e controle de todos os aspectos do processo de manufatura, baseado num banco de dados comum e se comunicando por meio de alguma forma de rede de computadores (SLACK; CHAMBERS; e JOHNSTON, 2002).
O CIM pode ocorrer em vários níveis conforme abaixo:

1° – Integração apenas das atividades de engenharia e de produção;
2° – Integração de todas as atividades relacionadas com a fabricação;
3° – Integração dos sistemas de informação da empresa com os dos clientes e fornecedores.

Antes de se partir para a implementação de um sistema CIM é importante verificar se será conveniente para a empresa justificar o elevado investimento (de tempo, dinheiro, etc) a ser feito. Existem muitos fatores que justificam a implantação de um novo sistema ou a melhoria do sistema atual. Os mais óbvios são: redução nos custos de materiais e redução na mão-de-obra, redução de refugos, retrabalhos e estoques. Os itens menos óbvios, mas que também são muito importantes, são: redução no tempo de ciclo, aumento da capacidade, melhoramento na qualidade dos produtos e no serviço aos clientes, uma maior flexibilidade na produção e uma melhor posição no mercado.

Vantagens

  • Produtividade: A eliminação da redundância da informação, conduz a um melhor controle e gestão dos recursos, podendo ser atingidas melhorias de 40 a 70%;
  • Flexibilidade: Maior rapidez de resposta aos eventos externos (variações do mercado) e aos internos (avarias e defeitos de qualidade).
  • Qualidade: A integração de sistemas automatizados permite diminuir o número de erros ocorridos, devido à garantia da não duplicação da informação (aumento da qualidade de 2 a 5 vezes);
  • Tempos de concepção: A partilha de informação entre os vários departamentos de projeto permite a redução do tempo de concepção de um produto entre 15 a 30%;
  • Work In Progress (WIP): Uma gestão otimizada permite uma redução do material que circula na fabrica em valores que podem variar entre 30 a 60%;
  • Decremento dos custos de produção: Com a produção realizada conforme pedido do cliente, se reduz os suprimentos (matéria- prima, mão de obra etc.) apenas ao necessário. Há a partilha dos recursos produtivos (máquinas, equipamentos, dispositivos, ferramentas etc.);
  • Redução de estoques: Evita-se produzir para formar estoque, pois, a estocagem envolve altos custos, tais como, local para armazenagem, controle de entrada e saída de produtos, segurança etc;
  • Redução da necessidade de manter documentação em papel: A maior parte da documentação é mantida em meio eletrônico;
  • Decremento do tempo de resposta: Como a produção é realizada conforme pedido do cliente, evita-se produzir para formar estoque, tendo-se assim, a fabricação dedicada aos pedidos e assim, agilizando a resposta;
  • Produtos feitos à medida do cliente: Com a adequação do produto às necessidades e preferências dos clientes, uma quantidade de maior de clientes se associa àquele produto.

Desvantagens

  • O CIM é mais uma questão mais estratégica do que tecnológica;
  • Não existe uma especificação genérica de CIM, nem um sistema normalizado que se possa comprar, portanto, é sempre personalizado;
  • Alto custo do sistema;
  • Heterogeneidade dos equipamentos existentes no sistema;
  • Fatores sociológicos, tais como: necessidade de treinamentos, adaptação do pessoal ao sistema, impacto sobre os costumes da empresa e região.

Referências

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