CRM significa Gestão do Relacionamento com o Cliente, é uma estratégia de negócio cujo foco principal está em colocar o cliente no centro dos processos da organização. Mas por que esse foco em cima do cliente? Simples:
- A retenção é menos onerosa que a aquisição: conquistar um cliente novo custa seis vezes mais do que manter um cliente que já possui;
- Cria uma taxa de fidelização, sendo que é mais fácil vender um produto novo a um cliente já adepto à empresa do que um não-adepto;
- Cria uma vantagem competitiva para a empresa;
- Um cliente satisfeito atrai muitos outros para a empresa através da comunicação.
Agora que introduzimos a estratégia de negócio de CRM, podemos falar sobre os sistemas CRM. Esses sistemas são empregados para a gestão desse relacionamento, eles consistem em uma integração entre as atividades empresariais que estão envolvidas com o relacionamento com o cliente, como por exemplo: marketing, vendas, sac ou call centers, serviços de produto etc. Os benefícios da implantação desses sistemas são:
- Prospecção e previsão de vendas;
- Registro e acompanhamento de questões relacionadas ao serviço ao cliente (problemas, sugestões, reclamações, informações etc.);
- Permite analisar padrões de consumo e comportamento, consequentemente permite a identificação de perfis de consumidores que por sua vez auxilia na tomada de decisão.
Segundo a wikipedia: “Os quatro principais fornecedores de sistemas de CRM incluem Salesforce.com, Microsoft, SAP e Oracle, com Salesforce.com representando 18,4% do mercado, Microsoft representando uma fatia de 6,2%, SAP representando 12,1% e Oracle representando 9,1% do mercado em 2015”.
Referências
- Agendor. “O que é CRM?”. Disponível em ‹http://www.agendor.com.br/blog/o-que-e-crm›
- Wikipedia. “Customer Relationship Management”. Disponível em ‹https://pt.wikipedia.org/wiki/Customer_relationship_management›
- Dataplace. “CRM – Customer Relationship Management”. Disponível em ‹http://www.dataplace.com.br/solucoes/crm-customer-relationship-management›
- Wikipedia. “Sistemas de CRM”. Disponível em ‹https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistemas_de_CRM›