Governança de TI

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Governança de TI

Governança de TI é o conjunto de regras, normas, protocolos, procedimentos e políticas sobre o uso da tecnologia da informação em uma organização, seu objetivo é assegurar a junção do alinhamento estratégico da empresa e o uso correto da TI, permitindo assim que consigam administrar, planejar e controlar os processos da organização.

A GTI é responsável por: garantir que a TI seja otimizada para suportar os objetivos e o alinhamento estratégico da empresa através da implantação de uma estrutura de processos; administrar a TI controlando a qualidade e execução dos serviços provenientes do mesmo; manter o padrão das leis, regulamentações e protocolos que referem-se aos serviços de TI; viabilizar um entendimento mais claro da posição do TI com relação às outras áreas da empresa, como o entendimento da estratégia de negócio com o intuito de traduzir essas informações em processos automatizados, sistemas, soluções etc.

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Temos acima, a clássica imagem da representação da Governança de TI e seus focos principais.

Alinhamento Estratégico: como citado anteriormente, permite a harmonia da TI com os planos de negócios.

Entrega de Valor: assegura que os benefícios previstos pela TI estão realmente sendo gerados, dentre eles a otimização de custos e outros valores intrínsecos que a TI pode proporcionar.

Gestão de Riscos: permite que a organização reconheça todos os riscos (e oportunidades) derivados da TI para o negócio.

Gestão de Recursos: assegura a gestão dos recursos mais importantes para TI, recursos humanos e recursos tecnológicos.

Mensuração de Desempenho: complementa-se com o termo “Entrega de Valor”, acompanha e monitora a implementação da estratégia, consumação de projetos, uso dos recursos e entrega dos serviços quanto à sua contribuição para as estratégias e objetivos do negócio, utilizando-se não apenas de critérios financeiros.


Referências

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