Estudo de caso: negócio da China (software e hardware)

chines

Hoje iremos falar de uma empresa que conseguiu alavancar seu faturamento através da introdução dos meios de S.I em seus processos, o que possibilitou a ampliação das suas formas de venda e o aumento significativo do seu público alvo.

A Kasa Fina iniciou sua história como uma pequena loja de produtos voltados para o lar(cama, mesa, banho e etc.), a empresa apesar do sucesso inicial passou a ter uma redução em seu faturamento devido a grande concorrência trazida pelo mercado atual.
A solução para problemática veio com a implementação de meios de sistemas de informação. A empresa antes contava com algumas lojas na cidade de São Paulo e seus processos eram desarticulados, seu estoque não acompanhava a entrada e saída de produtos, o faturamento era feito de forma manual e as operações de crédito não contavam com meios automatizados.
Vendo seu faturamento cair ao longo dos anos e despesas aumentando devido as dificuldades, a empresa viu na tecnologia uma forma de inovar e resolver seus problemas. Através de um consultor de SI a empresa foi orientada a automatizar todos os seus meios e passou a investir em tecnologia de ponta para resolver seus problemas e lidar com a concorrência.
A primeira medida adotada foi a aquisição de novas estações de trabalho com o intuito de otimizar as tarefas diárias da empresa, também foi necessário a aquisição de servidores capazes de suportar o volume de tarefas diárias bem como controle de estoque e volume de vendas, além de scanners para automatizar todo o processo de vendas.
Também foram implementados softwares de controle de estoque, aumentando assim o controle, entrada e saída de produtos, foi criado um website que contribuiu significativamente com o aumento das vendas da loja, um software de gerenciamento conectado as estações adquiridas com o propósito de automatizar os processos de venda e linkado a um banco com informações com dados de clientes com o objetivo de personalizar o serviço.
Após a aplicação de tais medidas a empresa passou a observar uma constante evolução em seus resultados, tais como melhoria e otimização de tempo entre um processo e outro, uma fomentação em seus processos operacionais, aumento na eficiência e consequentemente redução nos custos e aumento no faturamento, a criação de um novo público e novas formas de vendas através da internet. Isto só foi possível graças a visão inovadora e a conscientização de que investimentos em tecnologia na verdade não podem ser encarados como despesa e sim investimentos a longo/médio prazo.

Deixe um comentário